Drauzio Varella fala sobre os transtornos mentais

O médico Drauzio Varella, conhecido por seus livros (Carandiru) e participações na TV, vai ter um novo quadro no dominical Fantástico, da Rede Globo. A partir do dia 27 de janeiro, ele vai falar sobre vários transtornos psiquiátricos e, a julgar pelas suas outras incursões na TV, será bastante claro e didático ao falar sobre os “Males da Alma”, título deste novo programa. O nome faz referência direta à Psiquiatria, que é uma palavra formada por duas palavras originadas do grego antigo: psique (psykhē), que quer dizer alma, e iatria (iātriko), que quer dizer médico. Então, literalmente, o Psiquiatra é o médico da alma. Só que alma, neste contexto, não tem nada de metafísico, mas diz respeito a todas as capacidades da mente humana de sentir, de raciocinar, de planejar, de interagir com o ambiente.

Tenho certeza que o programa será um sucesso e ajudará milhares de pessoas Brasil afora, pois tratará de assuntos ainda tabus para muitos e fará com que alguns espectadores reconheçam que podem também estar sofrendo de alguma doença da alma.

Abaixo vai reprodução do texto da coluna Outro Canal do jornal Folha de São Paulo de 17/01/2013, que também pode ser vista através deste link.

Ao longo dos últimos 14 anos, o doutor Drauzio Varella já discutiu o combate ao fumo e a dengue, o planejamento familiar, o funcionamento do cérebro, a aids, a obesidade e o transplante de órgãos, entre outros temas, no “Fantástico”.

No próximo dia 27, o médico cancerologista e colunista da Folha volta à revista eletrônica da Globo com uma nova série.

Intitulado “Males da Alma”, o quadro abordará problemas como depressão, pânico, transtorno obsessivo-compulsivo, bipolaridade além de outros distúrbios que afetam milhões de pessoas.

“É uma tentativa de jogar um pouco de luz sobre esses temas e chamar a atenção para a falta de centros de atendimento especializado no país. Interpretamos tantos papéis e somos submetidos a tantas pressões, que manter a racionalidade e o equilíbrio muitas vezes requer malabarismos”, diz Drauzio.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) calcula que a depressão será a causa mais frequente de abandono do trabalho em 2030.

Dividido em seis episódios, “Males da Alma” trará em cada capítulo a história de um personagem real para ilustrar o transtorno e mostrar como a pessoa consegue superá-lo.

A ideia da série veio da jornalista Renata Ceribelli, que apresenta o “Fantástico”.

(Visited 9 times, 1 visits today)