Eu tenho que tomar remédio pro resto da vida?

Sim.

Em psiquiatria, para a maior parte das doenças, esta é a resposta. Esta é uma pergunta muito frequente no consultório e há de se ter jeito para contá-la a um paciente. Afinal, imagine para um garoto e 18 anos que está tomando algum antipsicótico e que acaba de melhorar dos sintomas de uma primeira crise de esquizofrenia, ouvir de seu médico que para os próximos 50, 60 anos, ele terá de tomar remédio, todos os dias, sem exceção! Terrível, não? O que você faria? Eu, certamente, iria odiar receber esta notícia.

Para grande parte dos transtornos psiquiátricos ainda não se conhece a cura. Com as medicações, o que podemos almejar em quadros como o transtorno bipolar e a esquizofrenia é o controle dos sintomas. No caso de depressão, também é difícil falar em cura para um transtorno cujos sintomas frequentemente recorrem. Em um primeiro episódio de doença, com o uso de remédios e de psicoterapia, havendo melhora completa dos sintomas, a medicação pode ser mantida por 6 meses a um ano. Só que para quem teve um episódio de depressão, é mais fácil ter um segundo, um terceiro e por aí vai. Por isso, após um segundo episódio da doença, convém realizar o tratamento de maneira continua.

Não é legar a ideia de tomar um remédio sempre, diariamente. Mas quando é remédio psiquiátrico parece que é pior. Há mesmo quem evite ir a um psiquiatra por este certamente vai lhe prescrever uma medicação “que vai me deixar dependente”. Não é dependência você utilizar uma substância para suprir a falta de algo que seu corpo não produz. O diabético toma insulina porque o seu organismo não a produz, o míope utiliza óculos porque os seus olhos não funcionam bem, escovamos os dentes todos os dias para não termos problemas bucais.

Enfim, seria melhor se não tivéssemos que tomar remédios, que gozássemos de plena saúde, não importando o que fizermos. Porém, como a vida não é assim, melhor tomar remédios do que sentir sintomas de depressão, do que voltar a ouvir vozes, etc.

 

(Visited 102 times, 1 visits today)